ARTIGOS  e PALESTRAS

FAÇA O QUE TENHA QUE SER FEITO. SEJA UM BOM FUNCIONÁRIO


Todo empregado deveria ver seu emprego como o seu próprio negócio, ou seja, olhar o seu emprego como se fosse a sua própria empresa onde o que se almeja é ser uma empresa de sucesso.

 

Ser um empregado de sucesso é semelhante a ter uma empresa individual, com baixo risco e cliente limitado (seu chefe). Você escuta o que seu cliente quer de você, aprende a executar a tarefa e realmente se esforça a realizar as tarefas solicitadas.

 

Para sobreviver ao seu emprego e mantê-lo por bastante tempo é preciso que você adote alguns passos importantes.

 

1º Passo:

 

Comporte-se profissionalmente, pois seu local de trabalho não é uma área de lazer. Comportar-se profissionalmente não quer dizer que você deva ser uma pessoa sisuda.Você pode ser uma pessoa divertida e uma boa companhia de trabalho, desde que esta diversão não incomode ou atrapalhe o seu trabalho e dos quem está ao seu lado.


 

2º Passo:

 

Aprenda a aceitar críticas graciosamente. Isso irá lhe fornecer idéias valiosas sobre o que as pessoas esperam de você, quais suas pontos fracos e no que você precisa trabalhar primeiro. Se um chefe ou colega de trabalho critica você de uma forma que fere ou irrita, espere até você esfriar a cabeça e se acalmar e pergunte-lhe se você pode falar com ele. Diga a ele como você se sentiu, mas diga que você gostaria de corrigir o problema e quer saber o que precisa ser mudado.

 

3º Passo:

 

Aprenda a fazer o seu trabalho e faça-o direito, mesmo que possa ser tedioso ou difícil. Se você não sabe como fazer algo, descubra. Não invente desculpas para não fazê-lo.

 

4º Passo:

 

Cultive um bom relacionamento com as pessoas dentro da sua empresa. Pois ele são especialistas em seus respectivos departamentos tanto quanto você. Trate todos os colegas de trabalho com cortesia, respeito e amabilidade porque eles têm mais poder do que você imagina, e sua reputação com eles é importante. Evite sair com outros funcionários que maltratam, desrespeitam, ou falam mal dos outros.

 

5º Passo:

 

Quando você tiver a oportunidade de aprender uma nova habilidade, receber treinamento para uma atividade diferente ou fazer um curso de estudo pago pelo seu empregador - faça! Troca de treinamentos, novos conjuntos de habilidades e aumento no nível de educação mostram que você é inteligente e que valoriza o aprendizado a longo prazo. Se houver uma crise e pessoas forem demitidas, você tem mais chance de ser mantido do que aqueles que só podem fazer uma coisa.

 

6º Passo:

 

Mantenha um bom histórico de desempenho no trabalho. Faça um bom trabalho, chegue pontualmente, mantenha um histórico de bom atendimento. Quando você descobre que alguém foi demitido, muitas vezes você fica sabendo mais tarde que haviam circunstâncias subjacentes que levaram àquela demissão - incluindo ausências freqüentes, prazos não cumpridos, repreensão por comportamento não profissional, ou muitas reclamações de clientes. Se você não fizer o certo, não terá espaço para negociar.

 

7º Passo:

 

Nunca chegue pontualmente. Sempre chegue antes. Esteja pelo menos 15 minutos mais cedo todos os dias. Se o seu cliente está adiantado, você vai estar lá para cumprimentá-lo e não vai deixar ninguém esperando por você mesmo se você chegar a tempo.

 

8º Passo:

 

Pergunte ao seu supervisor quais são as expectativas de produtividade. Isso irá imediatamente fazer você se destacar muito sobre os outros funcionários. Diga realmente o que você quer dizer e cumpra suas promessas.

 

9º Passo:

 

Seja parte das soluções. Quando levar um problema para o chefe, vá com pelo menos uma sugestão de solução se o chefe não aceitar a sua sugestão, você vai parecer um solucionador de problemas e não uma pessoa que só sabe reclamar.

 

10º Passo:

 

Quando estiver caminhando não arraste os pés. Levante o seu pé, caminhe com orgulho e vá direito para seu trabalho. Não deixe as coisas acumuladas até o prazo final para depois ter que fazer malabarismos e terminá-los rapidamente. Isso deixará o seu chefe louco. Ganhe uma reputação por ser mais pontual e organizado que a maioria das pessoas.

 

11º Passo:

 

Fique quieto e trabalhe. Pare de fofocar e passe a trabalhar. O seu patrão não está lhe pagando para você fofocar. Obviamente, você quer estabelecer um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e um pouco de conversa é inevitável e até desejável. Mas gastar meia hora entretendo seus colegas com as suas aventuras da noite anterior não vai satisfazer seu chefe. Se o seu chefe ouve que estão fofocando atrás das costas dele, ou planejando uma reunião secreta, abordar seu chefe não é a solução. Isto pode apenas fazer você parecer um instigador ou conspirador.

 

12º Passo:

 

Seja sempre produtivo. Não deixe trabalhos acumulados na sua mesa durante dias. Termine os trabalhos e siga para a próxima tarefa o mais rápido que puder.

 

13º Passo:

 

Não se vista como os seus colegas de trabalho, se vista tão bem quanto ou melhor que o seu chefe. Sapato fechado, calça comprida, e camisas que não mostram o colo ou os pelos peitorais são a sua melhor aposta. Na dúvida, não vista.

 

14º Passo:

 

Mantenha sua cabeça erguida e seja confiante. Uma vibração calma e segura pode levar você mais longe do que você imagina.

 

15º Passo:

 

Seja voluntário ou ativo se importe com quem levará os créditos – seu chefe sabe muito mais do que você pensa. Saiba jogar como um membro de equipe. Além disso, trabalho voluntário permite que você escolha o que vai fazer. Se você não escolher, há chances de que a tarefa será escolhida para você. De qualquer maneira, você será responsável por alguma faceta, então, seja o primeiro a dar um passo à frente quando você puder.

 

16º Passo:

 

Não passe muito tempo em ligações telefônicas pessoais. Trabalho é para trabalhar. Isso inclui ligação de cônjuges. Se as suas ligações passam por um recepcionista ou secretário, fique sabendo que eles irão dizer para os outros que você recebe ligações pessoais “o tempo todo”.

 

17º Passo:

 

Fique até mais tarde, mesmo que seja só 15 ou 20 minutos. Pessoas notam quem passa pela porta as 5:30 da tarde. Uma das melhores utilidades para esse tempo é organizar o seu espaço de trabalho para o dia seguinte. Tire uns minutos para jogar fora rascunhos, esvaziar copos de café, limpar as superfícies e localizar as coisas que você vai precisar.

 

18º Passo:

 

Ofereça orientação e encorajamento para novos funcionários. Se ofereça para mostrar como se faz o trabalho ou ofereça dicas e treinamentos. Lembre como você se sentiu quando era um novato. Seja um mentor. Se você não tiver certeza se alguém entendeu certa coisa, se disponha a perguntar se ele/ela precisa de ajuda. Não faça o trabalho para eles, ao invés disso, ensine-os. Tenha cuidado com o que você diz para novos funcionários, não exponha suas queixas, frustrações ou conflitos inter-pessoais.

 

19º Passo:

 

Aceitação é a chave. Não discuta muito, a opinião do seu chefe está sempre certa para ele mesmo, então, se você encontrou algo errado, tente entender a perspectiva do seu chefe sem discutir. Use uma boa e tranquila forma para entender o ponto do problema. Você pode simplesmente perceber que as coisas acontecem por uma razão e não necessariamente por uma razão passageira. Políticas são implementadas por razões de interesse do todo.

 

20º Passo:

 

Seja grato, sempre diga obrigado quando um chefe ou colega de trabalho fizer algo de bom para você, isso os motivará a fazer mais por você.